Blogagem coletiva café entre amigos
Pena de morte sim ou não?
FACTO:
Não existem a nível mundial quaisquer provas de que a pena de morte tenha um especial efeito dissuasor no que diz respeito à criminalidade. Há quem afirme que abolir a pena de morte eleva as taxas de criminalidade, mas estudos realizados, por exemplo, nos Estados Unidos da América e no Canadá, em nada apoiam essa crença. Em 2004, nos Estados Unidos da América, a taxa média de homicídio nos estados que aplicavam a pena de morte era de 5.71 por 100.000 habitantes, contra 4.02 por 100.000 habitantes nos estados que não a aplicavam. Em 2003, no Canadá, 27 anos após a abolição da pena de morte neste país, a taxa de homicídio decresceu 44% desde 1975, altura em a pena de morte era ainda aplicada. Ao invés de tornar a sociedade mais segura, a aplicação da pena de morte tem exercido um efeito nefasto na sociedade. A pena de morte serve apenas para legitimar o uso da força pelo estado e perpetuar o ciclo de violência.
FACTO:
Este argumento pressupõe que os criminosos estudam e antecipam as consequências de serem apanhados, e decidem que uma longa pena de prisão é aceitável enquanto que uma condenação à morte não o é. Na verdade, muitos crimes são cometidos no calor do momento, o que permite pouquíssima influência das punições na decisão de cometer o crime, visto que os criminosos não esperam ser apanhados e julgados pelos seus atos. A aplicação da pena de morte pode ainda fomentar a violência. A execução é a punição mais extrema que um estado pode impor a uma pessoa. Assim sendo, quando os criminosos cometem um crime punível com a pena capital não têm qualquer interesse em diminuir a sua potencial pena por não cometerem mais homicídios ou crimes adicionais. Por exemplo, se um assalto à mão armada for punível com a pena de morte o ladrão não perde nada se cometer vários homicídios na tentativa de escapar.
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=77:mitos-e-factos-sobre-a-pena-de-morte-&catid=18:mitos-e-factos&Itemid=76
Resumindo sou contra a pena de morte e sim a leis que realmente funcionem não esta pouca vergonha que temos, leis ultrapassadas e que garantem mais regalias aos bandidos do que as pessoas de bem.
Só chegaria ao extremo de matar caso alguém invadisse minha casa e não tivesse outra opção como matar ou morrer.
Ótima abordagem, apesar de todos os motivos levarem a concordarmos, nosso coração não permite ir contra as Leis de Deus.
ResponderExcluirJorge o seu link na pagina da Paty, não está funcionando...
Tenha um ótimo dia.
Paty Alves
www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
www.patyiva.blogspot.com
www.tentardecoracao.blogspot.com
Uma excelente abordagem Jorge. Quem pode tirar a vida de alguém é Deus. Precisamos de leis mais rigorosas. O código penal brasileiro precisa ser revisto com urgência. Um sistema carcerário eficiente poderia trazer muitos ganhos para a sociedade que vive à mercê destes criminosos.
ResponderExcluirMuito bom mesmo amor, concordo o que temos que ter são leis que funcionem.
ResponderExcluirSeu primeiro link deu problema não sei pq ainda bem que postol de novo, Tbm sou contra a pena de morte e a favor de uma mudança urgente as leis que imperam nosso pais, pois as que regem hoje em dia são hilarias, cheias de brechas e vantagens para quem comete crimes e nós é que pagamos o preço.
ResponderExcluirMuito bom, Jorge. Trouxe esclarecimentos importantes.
ResponderExcluirOi Jorge, excelente postagem, gostei das informações,muito relevantes, e concordo plenamente com você.Jorge, seu link lá na Bc não tá funcionando, troca, ok ?
ResponderExcluirTenha uma linda semana !
Beijocas.
Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!
Seriedade e mudanças nas leis talvez mude o quadro. Nos lugares onde impera a pena de morte não houve melhoras. Mas se bem que tem uns que só matando!
ResponderExcluirAmigo Jorge,
ResponderExcluirConcordo contigo, penso que mataria alguém no caso de não tido escolha, como por exemplo acidentalmente e em legítima defesa. No entanto, quando o agressor faz mal a uma pessoa querida, aí penso que é muito mais difícil não fazer justiça pelas próprias mãos...
Parabéns pela tua participação.
Um abraço,
Cris Henriques
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com
Feliz 2013!
Jorge. São bons argumentos contra a pena de morte. E nesse Estado Brasileiro, corrupto, talvez ela não fosse mesmo bem aplicada.
ResponderExcluirOi,Jorge, como vai? Gostei da forma como levou o assunto, confrontando fatos com argumentos. Eu não conhecia os índices e isso só reforçou minha postura.
ResponderExcluirNão consegui entrar aqui pelo link que está no blog da Patrícia, talvez fosse o caso de dar uma verificada. ;)
UM abraço!
Bom dia ! é um assunto bem
ResponderExcluirtriste de falar, mas minha opinião
é ainda incerta, não temos o direito de tirar a vida de ninguém, mas quando acontece uma tragédia ai a gente fica em duvida...Tomara que as leis mudem e rapidamente
Abraços com carinho, essa postagem é muito boa
Rita!!!!
♥♥ ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆
Oi Jorge! Esse é um assunto polêmico e ele não vai se esgotar ou se atenuar antes que a sociedade se mobilize e produza leis mais justas e abrangentes, que atinjam a todos com igualdade. Vivemos um descalabro com leis injustas e com pessoas se arvorando de juízes supremos, condenando os pobres e privilegiando os endinheirados. A responsabilidade é social e cabe à sociedade se organizar de maneira justa, mas enquanto permanecer alienada, de nada vale sua gritaria. Um abraço!
ResponderExcluirOi Jorge,
ResponderExcluiro tema nos provocou reflexões amplas que estão sendo enriquecidas por cada participante.Eu desconhecia as estatísticas e conferi satisfeita a concordância com minha opinião.Precisamos, sim é de um sistema judiciário adequado aos tempos de hoje com leis eficazes e um sistema correcional efetivo, que promova a recuperação do detento( quando possível).
Abraços,
Calu
Sou a favor da pena de morte.Não há mudança nas leis que deem jeito em alguns tipos de marginais (independente da idade do infrator).
ResponderExcluirBjoks
Se tivesse um meio de acabar com a violência seria bom, mas a pena de morte não garante isso.
ResponderExcluirGostei do seu post.
Bjs.
Também sou contra pena de morte, se resolver a pensa de um criminoso com mais violência ainda fosse solução as taxas de criminalidades nos Estados Unidos não seriam tão elevadas.Todo mundo tem direito a vida e se foi Deus quem a deu não cabe a nenhum de nós esse papel. Justiça seja feita aos milhões de injustiçados mas que seja uma justiça honrosa e que não lese o direito de ninguém a viver em sociedade
ResponderExcluirhttp://kah-talogandopensamentos.blogspot.com/
Oiii Jorge, voltando p o Blog hj depois de um tempo afastada e matando as saudades dos amigos, esse tema é bem polemico, em alguns casos eu sou a favor sim da pena, mas concordo que o sistema carcerário é que tem que mudar, de qualquer forma, é uma ótima discussão! Abraçosss
ResponderExcluirCheguei agora aqui
ResponderExcluire vou me deleitar passeando entre seus posts.
Ja seguindo
desejo um belo domingo
Bjins
Catiaho Reflexo d1Alma